Aprenda a investir no Exterior

O que acontece com o meu dinheiro se um banco no exterior quebrar?

O banqueiro – dono de um banco – representa ser, literalmente, o “homem do dinheiro”. É ele o proprietário de toda aquela estrutura responsável por guardar, administrar e gerenciar o capital de milhares de pessoas. Nem todo mundo sabe, mas quem investe seus recursos em contas no exterior tem garantia caso esse tal “homem do dinheiro” não consiga mais administrar o negócio e feche o banco.
Nos países desenvolvidos, Estados Unidos é um deles, há duas grandes seguradoras, ligadas ao Governo, que preservam o patrimônio do investidor, para que ele não perca todo o recurso aplicado. O brasileiro recebe, num prazo de sete dias, um cheque no valor de até USD $ 250.000 (Duzentos e cinquenta mil dólares), como forma de ressarcimento.
Com o valor nas mãos, o cliente tem a chance de reaplicar o dinheiro em outra agência do país e receber os investimentos em dólares. Se a bolsa de valores americana quebrar também tem garantia: o recurso de USD$ 250.000 é do investidor.
A agência reguladora exige, com frequência, dos bancos americanos uma série de comprovações que envolvem a saúde financeira da instituição, para saber se ela está preservada, demonstrando mais um ponto na segurança de quem aplica dinheiro fora do Brasil.
O respaldo que os bancos têm é a maior prova de que o investimento é seguro. Em 2008, praticamente todos os bancos do mundo tiveram problemas, enfrentaram uma grande crise. Ainda assim, nos Estados Unidos, o Governo injetou recursos, comprando ações dessas empresas, para que elas não sentissem o impacto do colapso e a economia pudesse evoluir. Dois anos depois, o Governo lucrava com as ações adquiridas e os bancos reagiram de forma positiva aos impactos financeiros, novamente com a garantia de uma empresa de confiança.
Se uma situação semelhante se repetir, os que possuem conta no exterior têm esse respaldo. O mesmo não dá para se afirmar de quem possuem investimentos aqui no Brasil. Mesmo tendo algumas garantias, a pessoa que investe no mercado nacional pode não ter tantas garantias de que o Governo vai apoiar os bancos em um momento de turbulência.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *